Call Us: (1)118 234 678 - Mail info@example.com

Renováveis.

BSS / Renováveis

A Brasília Soluções Sustentáveis é uma empresa inovadora no mercado de fontes de energia alternativas, renováveis e sustentáveis. Atendendo à nova política de tratamento de resíduos sólidos de acordo com a Lei n 12.305 de 02 de agosto de 2010, e que entrará em vigor no Brasil a partir de 2018, oferecemos ao mercado soluções ambientais que utilizam tecnologia avançada e proporciona a extinção dos modelos atuais de aterros sanitários, ou lixões, que são uma fonte de propagação de doenças, proliferação de animais e contaminação do solo.

Bom para Todos.

Indústria de processamento de resíduos sólidos

Para o Brasil continuar a crescer é necessário aumentar a sua matriz energética e ainda se investe muito na geração hidroelétrica, inundando grandes áreas na construção de novas usinas, áreas estas que poderiam ser mantidas preservadas. Pensando nisso, por que não utilizar o lixo que hoje representa um alto custo para a sociedade e meio ambiente, e transformá-lo em uma nova fonte de energia? Os países europeus mais ricos e avançados que já perceberam que este é o caminho a percorrer para um grande desenvolvimento social e industrial, tais como Alemanha, Dinamarca, Suécia e outros não usam mais aterro, mas a utilização de resíduos para a produção de eletricidade, combustível e fertilizante. Tudo isso gera um retorno econômico para investidores e sociedade através da criação de novos empregos e um ambiente mais limpo e seguro. Novas usinas são construídas com soluções arquitetônicas e tecnológicas que se misturam em projetos ambientais que, em alguns casos, transformam plantas industriais em verdadeiras “obras arquitetônicas com parques ao seu redor“. Nossos equipamentos podem produzir combustível sólido e gasoso a partir de resíduos urbanos e/ou industriais, que pode ser queimado, seja diretamente em caldeiras industriais, no uso doméstico em regiões remotas, e ainda com equipamentos adicionais apropriados, destina-se a geração de energia elétrica com excelente relação de custo benefício. A experiência dos profissionais que compõem a BSS, associada à experiência adquirida ao longo dos anos na Europa, através de nossas parceiras, nos permite oferecer soluções seguras, eficientes e planejadas de acordo com a necessidade de cada projeto. Nossas soluções oferecem retorno econômico comprovado e a possibilidade de uma gestão mais otimizada do processamento e armazenamento dos resíduos.

Tecnologia para Carbonização

A tecnologia utilizada foi desenvolvida pelo NÚCLEO TECNO-AMBIENTAL RAILTON FAZ e é proveniente da cidade de Lagarto, no Estado de Sergipe. O pesquisador brasileiro José Railton Sousa de Lima, fundador do núcleo, é detentor de várias patentes e premiações nacionais e internacionais, pelo seu trabalho com inventor.

O processo de carbonização destaca-se especialmente pela simplicidade e potencialidade oferecida para 0 tratamento e destinação dos resíduos, bem como pelo teor tecnológico envolvido, visto que boa parte do processo é automatizada.

Os rejeitos passíveis de carbonização são muitos. Vão desde pó de serra, podas de árvores, bagaço de cana, restos de animais, estrume bovino e lixo hospitalar até o popular “lixo” urbano. Não só proveniente da coleta diária, como também o contido nos lixões, objeto principal deste estudo.

O processo é similar ao usado para produzir o carvão a partir da madeira, porém, a obtenção do carvão ocorre pela desidratação térmica dos resíduos em câmara fechada, com alta temperatura (900’C) sem alimentação de oxigénio, por aproximadamente uma hora.

A diferença fundamental entre incineração e carbonização é que sem oxigénio os resíduos não entram em combustão, não ocorrendo, portanto, a queima do rejeito, mas sim a sua desidratação.

Tecnologia para Geração de Energia

O processo de transformação de energia térmica em energia mecânica utiliza um sistema de ciclo fechado de fluido, que aumenta sua eficiência e evita o desperdício de calor. Os nossos geradores operam em baixa rotação, reduzindo o desgaste dos componentes, diminuindo a necessidade de manutenções, e maximizando o uso do combustível. Os gases resultantes do processo são filtrados através da destilação, reduzindo a vapor de água os remanescentes lançados na atmosfera.

O sistema de supervisão e controle dos geradores possibilita a total integração entre o operador e a central de geração, disponibilizando visualmente informações precisas das variáveis de temperatura, pressão, vibração, lubrificação e status de proteção do gerador.

A manutenção é facilitada pelo nível de informações apresentadas através de registro de variáveis on-line e históricas, gráficos de tendências e registro de operação. Relatórios de produção de energia e consumo são disponibilizados através de banco de dados de fácil acesso, possibilitando integração com sistemas gerenciais. Isso facilita o controle das informações.

Layout interno com indicação dos equipamentos

1. SUGADOR DE ODORES
2. MOEGA
3. COLETOR DE CHORUME
4. ESTEIRA DE ELEVAÇÃO
5. FORNO DE CARBONIZAÇÃO
6. COLETOR DE GASES
7. ALIMENTADOR DE CARVÃO
8. SEPARADOR
9. ESTEIRA DE RECICLÁVEIS

10. DESTILADOR
11. FILTRO RAITEC
12. ALIMENTADOR DE CARVÃO CALDEIRA
13. CALDEIRA
14. RESFRIADOR
15. GERADOR
16. TURBINA
17. SAÍDA FINAL VAPOR DE ÁGUA
18. SUBESTAÇÃO ELÉTRICA

O LIXO: Hoje um problema, amanhã

uma fonte de energia alternativa e sustentável

Fluxograma do Processo

Cada 1,00 real gasto com tratamento de água, esgoto e lixo evita o gasto de 4,30 reais em saúde

Fonte: OMS – 04/2007

Fale Conosco

    Voltar para o Topo